Se você deseja ter uma visão mais ampla do funcionamento da sua loja e da situação individual de cada um dos seus produtos, saiba que você pode fazer este acompanhamento através do nosso controle de estoque.

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Importante!
Para trabalhar com o controle de estoque é essencial habilitar a chave de controle de estoque e informar o estoque inicial, ou se seu produto tiver variações configurar o estoque de cada variação, dentro das configurações do seu produto.
Caso um dos seus produtos seja ilimitado é somente desabilitar a chave de controle de estoque, ok!

Acessando e entendendo o controle de estoque

Acesse o painel administrativo da sua loja, clique em “controle de estoque”, nesta página será possível visualizar todos os produtos cadastrados e suas respectivas quantidades.

Você poderá dar baixa nos produtos que já foram vendidos, ver quais são os produtos que estão sem estoque ou reservados (que estão aguardando o pagamento dos consumidores) e conferir os produtos que são ilimitados.

No botão "ver movimentações" é possível ter uma visão geral de tudo que entra e sai da sua loja.

Além disso, por aqui você também pode exportar esses dados em Excel ou PDF, e acompanhar o crescimento. Fazendo isso, um arquivo com esses dados será encaminhado em seguida para o e-mail que você cadastrou ao abrir a sua loja virtual na minestore.

Saiba mais sobre as funcionalidades do controle de estoque.

Registro de entrada
Às vezes acontece de algum produto que já foi vendido precisar voltar para o seu estoque, seja por troca, devolução e etc. Para que o seu estoque seja atualizado, você vai precisar registrar uma entrada. Para isso, deve clicar no botão “registrar entrada”. 

Nessa janelinha que abrir, você deve colocar a quantidade de produtos que está entrando novamente no seu estoque, o motivo, o código do produto, a data de entrada e uma breve justificativa.
Para salvar, é só clicar no botão “registrar entrada”.

Registro de saída
Sempre que um produto for vendido é preciso retirá-lo do estoque, então você deve registrar uma saída. Dessa maneira, não vai ter o risco de vender algo que já não tenha mais produto para venda.
Para realizar essa tarefa é só clicar no botão “registrar saída” do produto escolhido.
Na janelinha que abrir é só colocar a quantidade de produtos que estão saindo, selecionar o motivo da movimentação, colocar um documento (que pode ser o código que você usa para controlar cada um dos seus produtos), a data da transação e uma justificativa.
Ao clicar no botão “registrar saída” essas informações ficam salvas e automaticamente o número de produtos do seu estoque vai mudar, na página inicial do seu controle de estoque.

Motivos para entrada e saída de produtos
Venda: ao vender algo para o cliente, o seu produto vai sair do estoque. Para ter ideia de quantos itens foram vendidos no mês, marque essa alternativa!
Devolução: Caso o seu cliente tenha tido algum problema com o seu produto e precise devolvê-lo, você deve registrar essa entrada no seu estoque.
Troca: A peça vendida não serviu e o consumidor precisou trocá-la? Então selecione essa opção.
Outro motivo: Algum produto entrou ou saiu do seu estoque por outros motivos além desses que citamos? Então marque essa alternativa para não se perder!

E se eu errar durante o processo?

Se por acaso você registrar por engano que um produto entrou ou saiu e precisar arrumar essa falha, deve fazer o processo contrário.
Isto é, se você tiver registrado uma saída por engano, vai precisar, dessa vez, registrar uma entrada.
Na justificativa você pode escrever o motivo dessa movimentação (para não se perder durante as análises dos seus relatórios).

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