Aqui, você vai cuidar da parte mais importante da sua loja: os produtos que irá vender online. Você pode começar com poucos produtos e, depois, ver o que vende melhor para refinar o catálogo da sua loja. O importante é começar! Dê uma olhada no que você precisa fazer:

  1. O título do seu produto vai aqui – lembre que ele precisa ser o mais específico possível, já que seu cliente vai procurar por ele tanto na sua loja quanto nas ferramentas de busca da internet.
  2. Aqui, você capricha numa descrição bem legal para o seu produto. É importante que todos esses textos estejam alinhados com o tom que você escolheu para a comunicação da sua loja (que, por sua vez, está ligada ao conceito geral da sua marca e ao público-alvo com quem você quer conversar). Escrevemos mais sobre descrição de produtos e uma linguagem para a sua loja no blog, vale a leitura!
  3. O preço do produto vai aqui. E, se você tiver dúvidas sobre a formação de preços no ecommerce, também escrevemos sobre isso no blog.
  4. O código do produto também pode ser chamado de SKU, e é um código que você mesmo estabelece para te ajudar a controlar os estoques e o armazenamento dos produtos. Há várias técnicas para estabelecer um código (as pessoas colocam ciência em todas as coisas :D), mas você pode fazer o esquema que for mais fácil para se organizar aí.
  1. Para calcular o frete (diretamente no site dos Correios, a partir de uma integração que temos com eles), você precisa colocar as dimensões e o peso do produto nesses campos. Se o produto não tiver frete, é só desabilitar essa função na chave que fica no canto superior direito.
  2. Essas tags são importantíssimas para ajudar seu produto a indexar melhor nos mecanismos de busca e ser encontrado mais facilmente. Você pode utilizar alguns serviços da web, como a Ferramenta de Palavras-chave do Google Adwords, para descobrir que termos são mais pesquisados no Google (e, aí, verificar que termos você vai usar para vender seu produto).
  1. Essa parte de variações é bem importante (e vai facilitar sua vida em 346%). Aqui, você adiciona os nomes e opções de variação como no exemplo: dá para colocar variações como tamanho e cor ou, ainda, criar um nome de variação específico para a sua loja. Depois, você vai controlar o estoque de cada variação a partir do que cadastrou aqui (calma, já chegamos lá!).

Tudo certo, é só clicar em adicionar produto. Aí, você chega em outra tela, que mostramos a seguir:

  1. Aqui, junto com o nome do produto, há vários atalhos para editar, excluir, ver o produto na loja etc. É possível alterar qualquer coisa rapidamente por aqui.
  2. Você pode alterar o status do produto (visível ou não na loja) com esse switch – sempre que precisar alterar alguma coisa, é legal desativar tudo para editar o produto com mais calma.
  3. Agora, sim: nesse passo, você pode adicionar quantas imagens quiser (se quiser uma recomendação e um conselho nosso, cinco fotos bem tiradas são suficientes!). As imagens devem ter, no máximo, 2MB (para evitar um tilt na coisa toda).

Quando você adiciona uma imagem, descobre um mundo de novas (e boas) funcionalidades:

  1. Esse botão abre um editor de fotos alucinante. Com ele, é possível fazer pequenas alterações na foto, cortar, ajustar brilho contraste etc., aplicar filtros e tudo o mais. Sabemos que suas fotos já estarão ótimas – né?? –, mas se precisar fazer qualquer reparo, pode cuidar de tudo diretamente por aqui.
  2. Zoom, para ver a foto em tamanho maior e conferir se está tudo certo…
  3. Com essa estrelinha, você escolhe a foto destaque, a primeira que aparece na página do seu produto (e na sua loja). As outras fotos ficarão na ordem em que você adicioná-las.
  4. E, aqui, você pode deletar a foto.
  1. Aqui, você escolhe a categoria em que esse produto será exibido. De início, todos os seus produtos ficam na categoria Página Principal – mas você pode criar outras categorias no menu principal (à esquerda) para adicionar esses produtos.
  2. Lembra das variações que você criou na página anterior? Aqui, todos os produtos estão separados por variação. Você pode deletar uma variação no botão vermelho/laranja ou, ao clicar no botão azul, pode editar as informações de cada variação.

Essa é a tela que você vê quando edita alguma variação (naquele botão azul). Essa é uma parte bem importante: quando você adiciona um produto, de início, o estoque dele é ilimitado. Aqui, você precisa desativar essa opção (caso ele não seja ilimitado).

Para adicionar a quantidade de produtos, você precisa clicar na opção “controle de estoque” do menu da esquerda e selecionar “registrar entrada” no produto cadastrado na sua loja.

Na próxima janela que abrir, você deve adicionar a quantidade de produtos que está entrando no seu estoque, adicionar uma justificativa (que vai servir para você fazer análises quando exportar seus relatórios) e clicar em “registrar entrada”.

Obs importante: caso você tenha cadastrado várias variações no produto, é necessário conferir se o frete está ativo em cada variação, ok?!

Pronto, o seu produto está cadastrado! =D

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