Neste tutorial vamos apresentar três produtos do Google. Aí você vai pensar “Tá, tá, mas estou aqui para ler sobre o Google Shopping, então por que falar em três produtos e não apenas um?” Bem, para você conseguir publicar algo no Google Shopping (seus produtos e/ou ofertas especiais), é necessário fazer pelo menos uma coisa em cada um destes produto.
Antes de seguir neste artigo, não deixe de conferir quais os pré requisitos necessários para utilizar o Google Shooping aqui.

Agora vamos aos três produtos que falamos acima:

  1. Google Shopping: sempre que ouvimos falar em anúncios de produtos, lembramos do Google Shopping, mas é importante saber que, na verdade, trata-se somente de um tipo de anúncio do Google Adwords;
  2. Google Adwords: é uma ferramenta que gerencia anúncios baseados em termos e palavras chave que tenham a ver com o seu negócio, seu produto, sua oferta, etc. Nesse artigo é possível entender um pouquinho melhor essa ferramenta;
  3. Google Merchant Center: para conseguir criar anúncios de produtos no Google Adwords, você precisa de um cadastro no Merchant Center. Todos os produtos da sua loja que você quer anunciar precisam, obrigatoriamente, estar no Merchant Center.

Alguns links oficiais do Google para te ajudar com todo esse processo:
Central de Ajuda do Google Merchant Center
Central de Ajuda do Google Adwords
Sobre campanhas e anúncios do Google Shopping

Para utilizar esses serviços corretamente na sua loja, você precisa seguir alguns passos que detalharemos a seguir.

1. Completar o cadastro dos produtos da sua loja

O Google Merchant exige algumas informações que não estão no cadastro básico dos produtos na minestore, por isso, criamos um “cadastro avançado” onde deverão ser preenchidas essas informações.

Para acessar esse cadastro avançado, você deve ir até o produto que deseja inserir as informações “cadastro avançado para google shopping”.

A seguir vamos explicar resumidamente cada um dos campos que você precisa preencher:

Condição: estado do produto que você está vendendo.
Opções disponíveis: Novo, Recondicionado ou Usado. Saiba mais

Gênero: Obrigatório somente para itens de vestuário.
Opções disponíveis: Masculino, Feminino e Unissex. Saiba mais

Faixa etária: Obrigatório somente para itens de vestuário.
Opções disponíveis: Até 3 meses, 3 a 12 meses, 1 a 5 anos, Entre 5 e 13 anos, Acima de 13 anos. Saiba mais

ID de categoria do Google Shopping: A categorização do seu produto ajuda a garantir que seu anúncio seja exibido com os resultados certos da pesquisa. Esse campo é obrigatório caso o seu produto se enquadre em qualquer uma das categorias abaixo:

  • Vestuário e acessórios > Roupas (ID 1604)
  • Vestuário e acessórios > Sapatos (ID 187)
  • Vestuário e acessórios > Acessórios para roupas > Óculos de sol (ID 178)
  • Vestuário e acessórios > Bolsas, carteiras e estojos > Bolsas (ID 3032)
  • Vestuário e acessórios > Jóias > Relógios de pulso (ID 201)
  • Mídia > Livros (ID 784)
  • Mídia > DVDs e vídeos (ID 839)
  • Mídia > Gravações de músicas (ID 855)
  • Software > Software de videogame (ID 1279) (inclui jogos de computador)

Para ver as outras categorias possíveis você pode acessar esse endereço do Google.

Pack de produtos: Marque essa opção com “sim” para indicar que você agrupou vários produtos idênticos para venda como um item. Saiba mais

Kit de produtos: Marque essa opção com “sim” para indicar que você criou um pacote, ou seja, um produto principal foi agrupado com outros produtos diferentes, vendidos em conjunto como um pacote por um preço único. Saiba mais

Restrito à adultos: Marque essa opção com “sim” para indicar que o produto é apenas para adultos porque tem conteúdo adulto como nudez, conteúdo com conotação sexual ou visa melhorar a atividade sexual. Saiba mais

Possui identificador do fabricante: Marque essa opção com “sim” para que os campos “Marca”, “GTIN” e “MPN” sejam exibidos.

Marca: Informe o nome da marca do produto. Essa opção é obrigatória para produtos com uma marca ou um fabricante claramente associado. Se o produto não tem uma marca associada (por exemplo, filmes, livros, músicas e pôsteres) ou é um produto sob medida (como, por exemplo, arte, camisetas personalizadas, produtos de decoração e artesanais), essa informação é opcional. Saiba mais

GTIN: Números globais de item comercial (GTINs, na sigla em inglês). Um GTIN identifica seu produto. Este número específico nos ajuda a aprimorar seu anúncio e facilita a descoberta dele pelos usuários. Os produtos enviados sem identificadores exclusivos de produto são difíceis de classificar e talvez não consigam aproveitar todos os recursos do Google Shopping. Saiba mais

MPN: Número de peça do fabricante (do inglês Manufacturer Part Number). Os MPNs são usados para identificar um produto específico entre todos os produtos do mesmo fabricante. Os usuários podem pesquisar o MPN no Google Shopping. Por isso, fornecer o MPN pode garantir que seu produto seja exibido em situações relevantes. Saiba mais

2. Gerar arquivo XML dos produtos

Na primeira vez que você cadastrar a sua loja no Google Merchant, será necessário incluir o arquivo com o XML dos produtos gerados pela minestore.

Para gerar o arquivo você deve acessar a opção "integrações" e clicar em “google shopping”:

Na tela irá aparecer os principais problemas encontrados nos seus produtos cadastrados. Antes de gerar o arquivo XML você vai precisa resolver antes estas questões, ok.

Quando os produtos estiverem ok, é só clicar no botão “Gerar arquivo de produtos”. Em poucos minutos este arquivo será enviado diretamente no seu e-mail. Salve esse arquivo no seu computador, pois você precisará dele nos passos a seguir.

3. Ter uma conta no Google Merchant Center

Se você ainda não se cadastrou no Google Merchant Center, esta é a hora. Clique aqui e faça seu cadastro.

4. Ativar atualizações automáticas pela minestore

Essa configuração é muito importante para que você não precise gerar o arquivo XML — e fazer upload no Google Merchant Center — todas as vezes que tiver alguma alteração nos produtos da sua loja.

Autorizando a minestore a fazer isso por você, nós vamos cuidar de enviar para o Merchant todas as atualizações que forem realizadas nos seus produtos. Maravilha, não é? :)

Para ativar as atualizações automáticas você precisa acessar a sua conta do Google Merchant e identificar o seu código do comerciante. Ele pode ser encontrado no canto superior esquerdo da sua tela, conforme a imagem abaixo:

Depois, volte ao painel administrativo da sua loja na minestore, selecione o menu do “google shopping”, e preencha o campo “ID de comerciante do Google Shopping” com o seu código. Após preencher é só clicar no botão “Ativar atualização automática”.

Na tela seguinte, você precisa fazer login com a conta Google que utilizou no cadastro do Google Merchant. Atenção: é mega importante que você faça esse login com a MESMA conta que usou no cadastro, tá?

Na próxima tela, você precisa autorizar que a minestore gerencie suas listagens de produtos e contas do Google Shopping. Então é só clicar no botão “Permitir”.

Pronto! Agora está tudo certo com a autorização para atualizações automáticas.

5. Fazer upload do arquivo XML

Para inserir os produtos no Google Merchant você precisa criar um feed de produtos seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o menu “Produtos”, opção “Feeds” e clique no botão “+”;
  • Para registrar um novo feed você deve escolher o Modo “Padrão” e Tipo “Products”. Não esqueça de informar o “País de destino” como “Brasil” e o “Nome do feed” que pode ser “Produtos da loja”. Clique em “continuar”;
  • No item “Método de entrada”, escolha a opção “Enviar”. Clique em “continuar”;
  • Em “Nome do arquivo” pode preencher algo como “meusprodutos”. Marque a opção “Fazer agora o upload manual de um arquivo” e clique no botão “Selecionar arquivo”. Escolha o arquivo XML na sua máquina (aquele que você recebeu por e-mail) e, em seguida, clique em “Salvar”;
  • Pronto! Agora é só deixar o Google Merchant Center processar todas essas informações. Esse processo pode levar até 3 dias. Enquanto isso, você pode acompanhar o andamento no menu “Produtos”, opção “Diagnóstico”.
  • As mensagens de erro são bem informativas e sempre há um link de “Saiba mais” ao lado para mais detalhes.

6. Vincular conta do Google Adwords

Esse passo é muito importante, pois é através do Google Adwords que você vai realizar seus anúncios do Google Shopping.

Acesse a opção “Vinculação de contas” no Google Merchant Center:

Se ainda não tem uma conta no Google AdWords, você deve escolher a opção “Criar Conta”, caso contrário, é só informar a sua conta já existente através da opção “Vincular Conta”.

7. Anunciar no Google AdWords

Agora que está tudo certinho, é só criar uma nova campanha no Google AdWords, com o tipo “Google Shopping”, e vender muito! :)

Caso precise de ajuda nessa tarefa, dá uma olhadinha na central de ajuda do Google. Lá você encontra muito material que, com certeza, será útil! ;)

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