Se você deseja ter uma visão mais ampla da situação de cada um dos seus produtos, pode acompanhá-los de perto através do nosso controle de estoque!

Para isso, entre com o seu login e senha na minestore. Em seguida, clique em “controle de estoque” no menu da esquerda e… tcharan! Você poderá ter acesso a todos os produtos que já cadastrou anteriormente na sua loja, juntamente com as suas respectivas quantidades.

Nessa página você poderá dar baixa nos objetos que já foram vendidos, ver quais são os itens que estão sem estoque ou reservados (que estão aguardando o pagamento dos consumidores), conferir os produtos que são ilimitados, etc. Moral: por aqui é possível ter uma visão holística de tudo que entra e sai da sua loja.

Além disso, por aqui você também pode exportar esses dados em Excel ou PDF , e acompanhar o crescimento da sua loja durante o ano.

Olha só como lidar com cada uma das funcionalidades do controle de estoque:

Registro de entrada x registro de saída

Cada vez que um dos seus produtos for vendido e precisar sair do estoque você deve registrar uma saída. Dessa maneira, não vai correr o risco de vender algo que já esteja indisponível.
Fazer isso é muito simples. Primeiramente, clique no botão “registrar saída”.

Por aqui você pode colocar a quantidade de produtos que estão saindo, selecionar o motivo da movimentação, colocar um documento (que pode ser o código que você usa para controlar cada um dos seus produtos), a data da transação e uma justificativa.

Ao clicar no botão “registrar saída” essas informações ficam salvas e automaticamente o número de produtos do seu estoque vai mudar, na página inicial do seu controle de estoque.

Às vezes acontece de algum produto que já foi vendido precisar voltar para o seu estoque, seja por troca, devolução, etc. Para que o seu estoque esteja organizado, você também precisa registrar uma entrada. Para isso, deve clicar no botão “registrar entrada” do produto escolhido.

A mesma janelinha da qual falamos há pouco vai abrir. Nela, você deve colocar a quantidade de produtos que está entrando novamente no seu estoque, o motivo, o código do produto, a data e uma breve justificativa. Para salvar, é só clicar no botão “registrar entrada”.

Os motivos para entrada e saída de produtos são:
Venda: ao vender algo para o cliente, o seu produto vai sair do estoque. Para ter ideia de quantos itens foram vendidos no mês, marque essa alternativa!
Devolução: Caso o seu cliente tenha tido algum problema com o seu produto e precise devolvê-lo, você deve registrar essa entrada no seu estoque.
Troca: A peça vendida não serviu e o consumidor precisou trocá-la? Então selecione essa opção.
Outro motivo: Algum produto entrou ou saiu do seu estoque por outros motivos além desses que citamos? Então marque essa alternativa para não se perder!

E se eu errar durante o processo?

Se por acaso você registrar por engano que um produto entrou ou saiu e precisar arrumar essa falha, deve fazer o processo contrário. Isto é: se você tiver registrado uma saída por engano, vai precisar, dessa vez, registrar uma nova entrada. Na justificativa você pode escrever o motivo dessa movimentação (para não se perder durante as análises dos seus relatórios).

Se durante a sua movimentação de estoque você perceber que alguns dos seus produtos está com uma informação incorreta, pode fazer a correção por aqui. Para isso, é só clicar no link do item e no botão “editar produto”.

Essa área você já domina! Nela é possível adicionar tags, acrescentar novas fotos, editar o texto, etc.

Outra coisa: clicando no nome do produto, você também consegue conferir todas as movimentações relacionadas a ele que aconteceram na sua loja virtual.

Variações de produto

Ao cadastrar um produto, você já colocou a quantidade disponível no seu estoque, né? Ter esse número correto é essencial para gerenciar as entradas e saídas da sua loja. Clicando nessas variações você consegue conferir todos os seus produtos; os que estão em estoque (que ainda não foram vendidos); os que estão sem estoque (que já foram vendidos e, consequentemente, estão indisponíveis); os reservados (que estão aguardando a confirmação de pagamento do seu consumidor) e os ilimitados (que têm estoque infinito).

Exportação de PDF e Excel

O mais bacana de fazer um gerenciamento de estoque organizado é poder acompanhar todas as movimentações realizadas no seu e-commerce durante determinados períodos de tempo.
Para ter um arquivo com todas as entradas e saídas de produtos da sua loja, é só clicar na opção “exportar PDF” ou “exportar Excel”. Fazendo isso, um arquivo com esses dados será encaminhado em seguida para o e-mail que você cadastrou ao abrir a sua loja virtual na minestore.

Encontrou sua resposta?